Crie a sua loja virtual hoje mesmo. Clique aqui. Já tem uma loja? Faça login.
Qual a melhor forma de enviar os produtos da minha loja virtual para o meu cliente?

Qual a melhor forma de enviar os produtos da minha loja virtual para o meu cliente?

Você montou uma loja virtual, mas não sabe como entregar para seus clientes? Nesse post vamos lhe mostrar as melhores opções e diferenças para você poder tomar a melhor decisão para sua loja.

Uma das questões mais importantes em uma loja virtual é a logística, porém isso vai muito além de apenas ter um valor de frete barato ou frete grátis. Entregar os pedidos no tempo prometido, ter uma logística reversa organizada e entregar para todo Brasil com um preço competitivo, são pontos que sem dúvida estão dentro dos maiores desafios para quem quer vender online.

“Mas afinal, qual é a melhor forma de envio para minha loja?”

Bom, para responder essa pergunta primeiro você precisa pensar nas seguintes questões:

– Seus produtos podem ser enviados via Correios?

Essa pergunta sem dúvida é uma das mais importantes pois influenciará todas demais. 

Os Correios possuem limitações de peso e medidas que precisam ser muito bem analisadas para evitar problemas em suas vendas.

Neste link, os Correios explicam detalhadamente todos os limites de dimensões e peso para os envios.

Porém, tenha em mente que seu cliente pode comprar mais de um item ao mesmo tempo, então é muito importante ter opções de entrega para pequenos e grandes pedidos.

– Vale a pena ter uma transportadora integrada?

Não é preciso ter uma loja virtual para saber que não é muito seguro depender apenas dos Correios para entregas, portanto sim, é muito interessante ter alguma opção na loja que não seja apenas os Correios. Mudanças de regras, greves ou problemas internos nos Correios podem afetar totalmente suas vendas, por isso é sempre bom ter alguma carta na manga para ser ativada na loja virtual como redundância.

– Devo trabalhar apenas com uma forma de envio?

É muito importante levar em consideração que sempre existirão dois tipos de clientes, aqueles que dão preferência para um frete mais barato e outros que preferem pagar mais para ter o produto em mãos de forma mais rápida, pensando nisso vale muito a pena sempre ter duas ou mais opções na loja para atender todos os tipos de clientes.

Importante também sempre levar em consideração as regiões atendidas pelas formas de envio configuradas na loja virtual, pois nem todas transportadoras entregam para todo Brasil, motivo esse pelo qual as lojas ainda usam muito os Correios, que acaba sendo a opção mais completa para entregas.

– Qual forma de envio é mais barata?

Essa questão varia muito do produto que você trabalha, da região de origem dos seus envios e também do destino.

Os Correios acabam ainda sendo uma das opções mais baratas, mesmo com os aumentos absurdos feitos nos últimos anos, ainda mais se você possuir um contrato que acaba tornando ainda mais barato. Porém realmente vale muito a pena entrar em contato com transportadoras, entender valores e as regiões atendidas por elas para poder sempre comparar qual forma de envio é mais indicada para seu negócio.

Importante também lembrar que o valor não é o único ponto a ser analisado, pois a pontualidade na entrega é um dos fatores mais decisivos que afetarão diretamente a satisfação do cliente e a decisão do mesmo em comprar novamente na loja.

Então antes de ativar em sua loja apenas formas de envio baratas, lembre-se que o barato pode sair caro e muitas vezes realmente sai. Em casos de problemas com o envio, para não perder o cliente ou receber reclamações as lojas acabam fazendo um segundo envio, o que realmente torna a operação bem mais cara.

Tenha sempre empresas confiáveis como parceiras para poder oferecer uma boa experiência para seus clientes.

– Já sei quais formas de envio quero usar na loja, mas como integrá-las de forma simples?

Configurar regiões, valores e prazos de transportadoras geralmente é algo muito complicado e demorado, pensando nisso a Webstore busca sempre novidades e melhorias no sistema para facilitar o dia a dia dos lojistas.

Para solucionar essa necessidade a Webstore fechou uma parceria com a Frenet, empresa de tecnologia especializada em cálculos de frete para lojas virtuais que fornece de forma simples centenas de formas de envio para lojistas poderem de forma simples decidirem a melhor forma para sua loja e ativá-la de forma descomplicada.

A integração com a Frenet está disponível em todos os planos da Webstore e você pode ativá-la de forma simples seguindo o tutorial descrito neste link.

Realmente qual forma de envio utilizar na loja é uma decisão do lojista e sem dúvida é algo que vale muito a pena investir um tempo para analisar opções e empresas do mercado.

Não existe uma receita que valha para todas as lojas, cada caso realmente precisa ser analisado pois as melhores formas de envio para uma loja nem sempre são para outra.

Mas o melhor caminho para se seguir é ter na loja virtual as opções de frete que garantam a satisfação do seu cliente e não apenas a que lhe forneça o melhor valor.

Esperamos com esse post ter lhe ajudado não só a decidir a melhor forma de envio, mas também a pensar nas principais questões que lhe ajudarão a tomar a melhor decisão.

Compartilhe com os seus amigos e comente qual assunto gostaria de aprender em nosso blog.

Deixe uma resposta

Fechar Menu