Persona: O que é e como criar uma para sua empresa

Persona é um perfil fictício que representa o cliente ideal para uma organização. Diferente do público-alvo que é mais amplo, a Persona apresenta detalhes mais específicos baseados em clientes reais, formando o perfil ideal de consumidor. Trata-se da linguagem que você utilizará ao seu comunicar com o público.

Você que trabalha com e-commerce, está totalmente atrelado a Marketing e Publicidade, em algum momento você se questionou sobre quem é seu público-alvo. É importantíssimo entender quem compra, até para trabalhar o desenvolvimento do seu produto e entender a melhor maneira de gerar conteúdo para adquirir mais clientes.

Com as mudanças que vem acontecendo em todos os mercados, ter apenas informações gerais de um público não é o suficiente. Hoje sabemos que as pessoas são diferentes e o básico discurso de vendas não funciona como antes.

Conhecer e compreender quem já adquiriu um produto ou serviço seu ou quem pode ser um cliente em potencial é essencial para melhorar seus resultados, aumentar suas vendas e consolidar a sua empresa.

O que é Persona?

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Elas são criadas com base em perfis, isso incluem informações demográficas e características fundamentais que são coletadas através de pesquisas com pessoas reais. Ao criar uma persona, você está na verdade fazendo uma representação direta de um grupo de pessoas que compartilha valores, comportamentos e objetivos semelhantes.

Caso você já tenha uma base de clientes, é aí que você precisa começar a coletar informações. Mesmo que você tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que compraram seus produtos, é com eles que você conseguirá entender a sua persona.

É importante olhar tanto para os clientes satisfeitos quanto os insatisfeitos, você certamente aprenderá sobre a percepção do seu produto em ambos os pontos de vistas. Afinal, uma boa persona descreve com detalhes o seu comprador ideal, ou seja, aquela pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço e é com ela que queremos conversar.

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

A principal diferença entre Persona e público-alvo é que a definição de público-alvo é uma forma mais abrangente das pessoas que você vende seus produtos. Já a persona é uma representação do seu cliente perfeito, com mais informações e características de uma forma mais humanizada.

Veja os exemplos:

Público-alvo: Homens, de 30 a 50 anos, casados, graduados em engenharia, com uma renda mensal de R$6000,00. Pretendem se especializar na área e gostam de viajar.

Persona: João tem 25 anos, engenheiro recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver pessoalmente através de um mestrado fora do país, gosta bastante de viajar, solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Procura uma agência que ajude a encontrar universidades fora do país que aceitem alunos estrangeiros.

Os dois podem parecer bem parecidos. Porém, existe uma diferença muito grande pensar em uma estratégia de marketing direcionada para o João e não a um extenso público-alvo. Além do mais, não é preciso se limitar a apenas uma persona, muitos negócios têm vários tipos de personas definidas. Mas não exagere, uma persona pode limitar bastante o seu público, muitas personas podem fazer você perder o foco.

Criando uma persona

Uma persona não pode ser criada através de palpites e achismo. Para que o produto final seja de qualidade é preciso realizar pesquisas, entrevistas e coleta de dados junto a seus clientes.

As pesquisas podem ser feitas com entrevistas ou formulários. A lista de perguntas é extensa e vai de acordo com o segmento de cada empresa. Portanto na coleta de dados é preciso fazer perguntas que vão orientar a sua estratégia de marketing.

Coletando dados

Uma das maneiras mais utilizadas para coleta de dados de sua persona é entrevistando os clientes da sua empresa. Ninguém melhor do que o seu próprio público para compreender os padrões de comportamento e estipular a sua própria persona. É importante lembrar que quanto mais informações você tiver, mais completas serão as suas personas.

Comece fazendo um planejamento. Segmente por áreas de coleta os dados que você precisa coletar para uma estratégia digital. Uma boa prática é dividir em 3 etapas de perguntas: demográfica, pessoal, consumo de conteúdo e visão da empresa.

Analisando os dados coletados

Encontre características em comum entre seus clientes, por exemplo: quais os problemas, reclamações e as soluções. Assim você consegue entender se essas pessoas têm a mesma demanda.

Depois disso faça as personas e identifique quem são os mais importantes. Não tem um mínimo e nem um máximo, mas é preciso entender que as personas serão tudo na sua estratégia de marketing. Caso você tenha 3 personas por exemplo, crie suas estratégias atendendo esses 3 públicos.

Estruturando a persona

É muito importante organizar e estruturar a sua persona. Crie um nome, idade, profissão e descreva qual a rotina dessa pessoa. Leve em consideração que a persona não é apenas um catado de informações e sim uma pessoa real, que vai ler seus conteúdos, interagir com sua empresa e comprar os seus produtos.

Depois de ter feitos esses passos, é importante que a sua equipe conheça a sua persona que será trabalhada. Todos entendo melhor o público-alvo é bem provável que seu time comercial sentirá os efeitos.

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