O que você NÃO deve fazer em seu e-commerce

Abaixo juntamos alguns dos principais erros cometidos pelos lojistas para você não perder tempo e eliminar esses problemas.

Criar um e-commerce de sucesso é desafiador, é muito mais além do que definir uma plataforma, registrar um domínio e cadastrar produtos. Para que uma loja virtual tenha sucesso é necessário muita dedicação, planejamento e atenção aos mínimos detalhes.

Sempre existirá algo para melhorar em sua loja. Por que errar novamente, sendo que podemos aprender com erros que já foram cometidos?

Trabalhar um nichos variados

É muito comum iniciantes em e-commerce acharem que quanto maior a variedade de produtos venderem, melhor. Este é um dos maiores erros que cometem, a falta de foco.

Quando você trabalha com produtos variados, você tem uma extrema dificuldade de identificar o seu público-alvo e o que eles procuram. Por isso, é mais interessante você se especializar em um nicho e trabalhar com ele com mais qualidade.

Se especializando em um nicho é evidente que você se destaca de quem trabalha com diversos produtos, afinal, você acabará dando mais valor ao produto que você trabalha.

Forma de pagamento burocrática

Se coloque no lugar do seu cliente e faça o processo de compra em seu site, como ele responde?

É bem cansativo para o cliente quando é necessário informar muitos dados pessoais e quando ele é direcionado para diversas páginas. Um fato é que a grande maioria das compras são feitas por impulso, quando o processo de compra está cansativo a chance do seu cliente desistir da compra é muito grande.

O que recomendamos neste caso é trabalhar com uma plataforma de lojas virtuais que possui o check-out transparente. Este tipo de check-out é bem simplificado e não direciona o seu cliente para outras páginas, em momento algum ele sai de sua loja. O ideal também é pedir o mínimo de informação possível, solicite apenas as informações essenciais para finalizar o pedido.

Frete e envio complicado

Entregas demoradas e com valores altos acabam com o desejo de compra do cliente, em muitos casos o frete acaba saindo até mais caro que o produto.

Uma alternativa para problemas com frete são empresas focadas neste segmento. Hoje você pode negociar e chegar a condições mais atrativas através do contrato com os Correios, a Webstore disponibiliza integração com o Melhor Envio e a Frenet. São ótimas alternativas para você analisar as condições e deixar as condições da sua loja mais atrativas.

Apresentação ruim do produto

Bem diferente de loja física, quando você vende um produto online o seu cliente não consegue ver ou sentir o que está comprando. Tendo em vista esta dificuldade as lojas online precisam se esforçar para que o cliente tenha a mesma experiência de uma loja física.

Em relação as fotos dos produtos, trabalhe bastante a qualidade delas, procure tirar fotos de diversos ângulos, dependendo do seu nicho a tabela de medidas é bem importante. Não deixe de inserir vídeos explicativos. 

Se apegue também na descrição dos produtos, tente explicar ao máximo o que você está vendendo. Procure esclarecer o tamanho, material, peso, dimensões e qualquer informação que seja relevante sobre o seu produto.

Essas são algumas estratégias que podem melhorar o posicionamento do seu produto nos buscadores, melhorar o entendimento do seu produto, melhora a experiência do seu cliente e consequentemente aumenta as chances de conquistar mais clientes e vender mais.

Escolher uma plataforma com poucos recursos

A decisão de escolher uma plataforma impacta diretamente no rendimento da sua loja virtual. A plataforma é responsável por manter a sua loja estável, responsável por oferecer a opção de check-out transparente e uma infinidade de recursos para agregar em sua loja.

É essencial a plataforma oferecer integração com diversos meios de pagamentos e entregas. Assim, você pode estudar as empresas parceiras e entender qual lhe oferece melhores condições. É importante a plataforma oferecer a opção de personalização do seu layout e que ofereça uma boa estrutura para dispositivos móveis, tendo em vista que grande parte dos compradores utilizam smartphones, é fundamental ter uma plataforma que lhe atenda em todas as frentes.

Agora que você conheceu alguns caminhos a não serem seguidos, verifique se sua loja tem alguns desses erros e arrume o quanto antes, esses pequenos detalhes podem afetar diretamente o desenvolvimento da sua loja.

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