Não vende em sua loja virtual? Veja 5 erros que você pode estar cometendo.

“Não vendi nada desde que abri minha loja” e “Estou fechando minha loja, o lucro não cobre o investimento” são frases bem comuns entre os lojistas que estão fechando sua loja virtual.

Diante de uma pesquisa do Sebrae, você sabia que cerca de 60% das lojas virtuais abertas no Brasil fecham as portas em menos de 1 ano?

Grande parte das pessoas acreditam que, ao abrir a loja virtual, você terá uma pilha de pedidos no primeiro dia. Infelizmente não é assim que funciona, não é uma particularidade no e-commerce mas é em qualquer negócio.

O que muitos não sabem é que na verdade vender online não é um bicho de sete cabeças, você precisa definir um nicho para seguir, entender as melhores estratégias para seu segmento e colocá-las em prática.

Um erro bem comum cometido por pequenos empreendedores é querer utilizar estratégias de grandes empresas. Não tente fazer isso porque os grandes tem muitos anos de mercado, muito mais capital investido comparado a pequenas empresas. Essas lojas conseguem competir com preço extremamente competitivo, grande número de parcelas e tem condições de aplicar frete grátis na loja.

Listamos 5 dos principais problemas responsáveis por quebrar negócios.

Poucos acessos na loja

Desde que existe o comércio, atrair clientes e levar fluxo para sua loja é fundamental. Por que seria diferente na internet?

Você sabia que a média da taxa de conversão do e-commerce brasileiro é de 1,6%?

Assim, a cada 1000 acessos que você tem em sua loja o esperado é fazer ao menos 16 vendas. Basicamente não adianta colocar uma meta de 10 vendas por dia se com a sua operação você está captando 1000 acessos. As vendas de sua loja e os acessos estão totalmente ligados.

Neste caso, existem duas saídas para melhorar suas conversões, uma delas é trabalhar o SEO da sua loja, desta forma você consegue posicionar melhor a sua loja nos principais buscadores. A outra maneira mais utilizada é investir em campanhas de marketing para aumentar o tráfego em sua loja.

Dificuldade em saber onde investir na loja

A maior reclamação dos lojistas em relação as lojas virtuais obviamente é a falta de vendas, conhecendo melhor alguns projetos, percebemos que a grande maioria das lojas não fizeram nenhum tipo de campanha de marketing digital em suas lojas. Investir no marketing da sua loja é fundamental para qualquer negócio.

É importante colocar na cabeça que seus concorrentes estão investindo pesado em marketing, já possuem seu lugar no mercado, até por conta do tempo de loja virtual, e por isso conseguem realizar vendas com mais facilidade.

Para conseguir as suas vendas, é preciso correr atrás todos os dias, evoluindo aos poucos. É importante saber que não é simplesmente pagar e esperar as vendas aparecerem, é preciso entender como se faz um bom marketing digital e estruturar suas campanhas de acordo com o perfil do seu cliente.

Engajamento dos clientes

Depois de atrair os clientes para a sua loja, é fundamental você fazer com que eles se envolvam com a sua empresa. É preciso identificar qual o tipo de cliente você está atraindo para seu e-commerce. Precisamos atrair clientes qualificados, ou seja, clientes com potencial, que se interessou no seu produto.

Você precisa conhecer a sua persona, um fato é que nenhum e-commerce sobrevive sem conhecer bem o seu cliente. Está é uma estratégia muito importa, assim como qualquer atividade operacional do seu negócio.

Descrição dos produtos

Um erro bem comum que percebemos nas lojas virtuais são as descrições incompletas ou genéricas. As descrições funcionam como argumentos de vendas, não pode ser copiada de seus concorrentes, precisam detalhar ao máximo sobre o produto, entre outros… Além de fazer com que seu cliente faça uma compra consciente, sabendo o que ele está comprando, a descrição serve para melhorar suas buscas orgânicas no Google.

Entenda… O preço do seu produto pode ser ótimo mas como uma descrição mal feita você pode perder a sua venda, seu cliente não se sente seguro em comprar com você e acaba optando pelo concorrente.

Plataforma ideal

Por último e com certeza um dos pontos mais importantes é a plataforma que você optou por trabalhar. É primordial para seu e-commerce você definir uma plataforma completa, que tenha todos os recursos para sua necessidade e que faça você crescer.

A plataforma precisa garantir que você tenha a melhor infraestrutura, oferecendo a velocidade de navegação para você e seus clientes, precisa oferecer um bom checkout, fazendo que seu cliente não tenha dúvidas na finalização de compra, seja objetiva ao solicitar os dados e somado ao bom atendimento do lojista, oferecer a melhor experiência de compra.

Agora que você já identificou um dos motivos de não vender em sua loja, não perca tempo e corra para aumentar os acessos de sua loja, melhorar a descrição dos produtos, começar a investir em marketing e engajar seus clientes.

Esses são detalhes que podem até parecer simples, evite fechar os olhos para essas questões pois pode impactar diretamente o seu bolso.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Chegou sua hora de crescer sem limites

Avalie por 10 dias grátis.