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[Guest post] Descubra como acertar em cheio no frete de suas encomendas

[Guest post] Descubra como acertar em cheio no frete de suas encomendas

Entenda como direcionar as escolhas da sua logística de entregas para ter uma estratégia de frete mais assertiva no seu negócio

Responsável por 82,3% do abandono de carrinho, conforme a pesquisa E-commerce Trends, o frete caro é um problema para os vendedores. O que faz da logística de entregas um dos grandes desafios do e-commerce. 

Portanto, não resta outra maneira a não ser tentar minimizar o impacto negativo do transporte nas vendas. Mas é preciso fazer isso sem prejudicar a competitividade do seu negócio!

Está começando a empreender pela internet e quer entender como transformar o envio de encomendas em seu aliado? Ou você já tem um negócio consolidado e busca formas de aprimorar a assertividade da sua logística de frete? Seja qual for o seu caso, este artigo é para você!

Tenha uma política de frete definida

Antes de colocar qualquer estratégia em prática, é preciso “organizar a casa”, não é mesmo? Então, a primeira iniciativa a ser tomada para direcionar suas entregas no caminho certo é definir com clareza sua política de frete.

Chamamos a atenção para este ponto, porque assim como os demais setores do planejamento do seu negócio, o transporte de encomendas também precisa ser pensado detalhadamente. Ou seja, cada passo envolvido na logística de envio de mercadorias deve obedecer a um padrão, criado conforme as necessidades do seu e-commerce.

Se você ainda não tem mapeado as ações necessárias para concluir com eficiência o frete dos seus pedidos, não perca mais tempo! Comece agora mesmo a avaliar fatores como o tempo necessário para realizar cada etapa do envio, por exemplo. 

Esta atividade pode até parecer sem importância inicialmente, mas é um indicador importante. Ao conhecer com exatidão a duração do despacho do volume é possível prever com mais assertividade o prazo de entrega ao consumidor. Afinal, quando se vende pela internet, a pontualidade do frete sinaliza a eficiência de um e-commerce. Pense nisso!

Programe seu frete para as datas comemorativas

Quer saber em que outro momento decisivo o frete requer atenção especial? Nas datas comemorativas! Ou seja, para que a experiência do cliente realmente seja satisfatória durante um aquecimento das vendas, a entrega tem que ser eficiente.

É preciso ter em mente que, paralelamente aos lucros do aumento dos pedidos durante os períodos sazonais, cresce também a demanda pela entrega. E é justamente nesta hora que o frete não pode falhar com atrasos que façam o público se arrepender de ter escolhido seu e-commerce.

Mais do que momentos propícios para faturar mais, as datas comemorativas são oportunidades para construir a fidelização dos consumidores. Certamente a pessoa que recebeu o artigo dentro do prazo recordará disso em uma próxima compra. 

Desse modo, certifique-se de que seus produtos chegarão aos destinatários até o prazo informado, mesmo com a elevação do trabalho em seu negócio.

Veja se é possível criar campanhas de frete grátis

Falando em datas comemorativas, todos sabem que este é um ótimo momento para implementar diferenciais e se destacar na concorrência. Nessa hora, que tal aproveitar um dos maiores gatilhos emocionais para impulsionar o cliente à compra, o frete grátis?

Introduzimos este assunto reforçando como os empreendedores podem analisar a possibilidade de isentar o cliente do custo do envio por um motivo: ninguém é obrigado a deixar de cobrar o envio para vender. Que isso fique bem claro!

A questão que nos referimos aqui está no empurrão extra que o e-commerce alcança ao livrar o público dessa taxa. Porém, para que este impulso funcione de forma assertiva é preciso tomar alguns cuidados para não sair no prejuízo. Confira:

O que considerar na criação de uma campanha de frete grátis

  • Defina um valor mínimo para acessar o frete grátis, como nas compras acima de R$ 200
  • Veja se há como aumentar em 10% o valor dos produtos para reduzir o impacto do transporte no seu orçamento
  • Incentive os clientes a adquirirem mais artigos para alcançar o limite básico para a entrega ser gratuita (com isso você também atuará para a elevação do ticket médio)
  • Monte kits com sugestões de itens que podem ser comprados juntos para tornar ainda mais visível o custo-benefício de fazer um pedido maior para ter frete grátis
  • Divulgue sua campanha de frete grátis nas redes sociais e também nas páginas dos produtos
  • Estude a possibilidade de implantar campanhas piloto nas datas comemorativas

Se você quiser saber mais detalhes sobre o assunto, recomendamos a leitura deste artigo também:

Como e quando oferecer frete grátis

Diversifique as alternativas de entrega

Outro ponto interessante para acertar no envio de mercadorias é contar com alternativas de frete. Afinal, ao utilizar somente uma fonte de envios se torna mais difícil contornar problemas logísticos como paralisações, como as dos Correios  e bloqueios nas rodovias, como os dos caminhoneiros.

Você já se perguntou o que faria para evitar o atraso nas suas entregas caso precisasse gerenciar este tipo de contratempo? Este é o motivo que nos leva a sugerir a diversificação das opções de envio

Para conseguir acessar a esta variedade, os serviços de uma solução de frete despontam como o recurso ideal. Através dessas plataformas, é possível acessar fretes com diversas transportadoras sem precisar negociar contratos individuais com cada empresa.

Esta é uma forma que permite a utilização de sua transportadora preferida, mas com uma garantia de ter um plano B pronto para socorrê-lo quando necessário. Sem falar que a ampliação do seu rol de escolhas impacta também na busca de condições mais vantajosas para sua logística, conforme vamos falar a seguir.

Busque condições mais competitivas 

Certamente você procura por fornecedores que ofereçam os melhores preços e produtos de qualidade para compor o seu estoque. Mas e com o frete? Você tem o mesmo empenho em conseguir condições diferenciadas?

Se o seu e-commerce já conta aplica esta lógica na escolha do transporte, perfeito! Entretanto, se você ainda não pensou em descobrir mais benefícios para reduzir o impacto do envio no seu orçamento, comece já!

No caso de vendedores com um volume maior de vendas, e que possuem contrato com uma transportadora, vale lembrar de negociar melhores condições periodicamente. Procurar a empresa contratada e tentar um novo acordo, com mais vantagens para o seu negócio, é um direito seu e que pode render bons resultados!

Seja um abatimento no valor de cada envio, ou a disponibilização de um serviço extra que não estava incluído no pacote original, como a coleta, por exemplo. Não se intimide em aprimorar a sua estratégia, mesmo que para isso seja preciso renegociar contratos. Seus lucros agradecem!

Torne sua logística de frete mais assertiva

Neste post, reunimos uma série de dicas para que você possa acertar em cheio na entrega de encomendas. Esperamos tê-lo ajudado, mas antes de concluir nossa conversa, vamos registrar aqui mais uma recomendação: conheça a tecnologia Melhor Envio.

Somos uma solução de fretes focada em oferecer condições mais competitivas para que vendedores online possam comparar diferentes serviços de entregas entre Correios e transportadoras privadas. 

Visite nosso site e veja como calcular seus fretes e gerar suas etiquetas de postagem em nossa plataforma é fácil e rápido!

Este conteúdo é um guest post e foi produzido por Andressa Barbosa, redatora do Blog Melhor Envio.*

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