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Como a embalagem afeta a experiência do cliente e o preço do frete

Como a embalagem afeta a experiência do cliente e o preço do frete

Entenda a importância de escolher corretamente as melhores formas de empacotamento para gastar menos no frete e agradar o público

Por Andressa Barbosa | Blog Melhor Envio

As embalagens utilizadas no frete de encomendas no e-commerce exercem uma influência maior do que se imagina. Por ter a responsabilidade de garantir a integridade da mercadoria, o empacotamento impacta diretamente na experiência do cliente. Afinal, ninguém quer receber uma compra avariada.

Paralelamente à impressão de cuidado (ou desleixo) causada no destinatário, as escolhas na hora de despachar os pacotes também atingem o grau de economia do frete. Ou do aumento de custos.

Quer saber como recorrer às alternativas mais adequadas para fazer bonito para o público e ainda reduzir gastos? Continue esta leitura!

Como o empacotamento pode gerar economia no frete?

Um erro bastante comum no e-commerce é utilizar uma caixa grande demais para o transporte. O que acontece na sequência é como uma bola de neve. Exagerar na embalagem externa aumentará a necessidade de itens de proteção para evitar que o objeto fique solto e seja danificado no transporte. 

Então, o que pode parecer apenas o acréscimo inocente de algumas gramas no cálculo do frete, com certeza afetará o preço final do envio. Afinal, não é apenas o peso que é colocado na balança.

Seja assertivo na escolha das embalagens

O sistema de precificação de envios considera uma métrica chamada cubagem. Seu resultado é obtido através da multiplicação das três dimensões do pacote: comprimento X largura X altura, cujo resultado é dividido por 6000.

Chamamos a atenção para a importância deste cálculo, para demonstrar que a cubagem leva em conta não apenas o peso do pacote, mas também o volume que ele ocupa. Isso torna a escolha da embalagem realmente adequada ao tamanho do produto essencial para pagar menos. 

O ideal é optar por caixas que permitam acondicionar o artigo sem grandes folgas, com espaço apenas para um leve reforço interno contra choques durante o transporte.

Tipos de embalagens 

É importante lembrar que o empacotamento usado no frete serve a dois propósitos básicos: acondicionar a encomenda e protegê-la no trajeto. Desse modo, listamos os principais tipos de pacotes e recursos para as entregas chegarem aos destinos com segurança.

Caixa de papelão

Certamente é o recurso mais conhecido entre os vendedores online. É o modelo empregado para proteger artigos mais frágeis e os não-frágeis. Mas, também existem algumas dicas para otimizar seu uso, como esclarecemos anteriormente, com relação ao tamanho certo. 

Outra informação interessante é poder reutilizar as caixas com os produtos que retornam para troca, por exemplo. Alguns modelos, como as vendidas pelos Correios, podem ser desmontadas e remontadas do lado inverso.

Envelope plástico

Podem ser encontrados em duas versões: simples ou com plástico-bolha acoplado internamente. São indicados para objetos que não sejam muito frágeis como embalagens de CDs, DVDs/Blu-rays, bijuterias e até mesmo livros.

Papel pardo (kraft)

As encomendas que não apresentem alto risco de danificação no envio podem ser envolvidas com o tradicional papel kraft, também conhecido como papel pardo. 

Suas aplicações são semelhantes às do envelope plástico, estendendo-se ainda ao empacotamento de roupas e outros objetos que não “quebrem” no transporte. Neste último caso, entretanto, cabe uma ressalva que recorrer apenas a um empacotamento mais básico (como no caso de peças de vestuário) pode acarretar em taxas extras (conforme detalharemos mais adiante).

Complementos para evitar atritos

Plástico-bolha

Versátil, o plástico-bolha pode ser encontrado tanto com bolhas menores (indicadas para artigos frágeis ou extremamente frágeis) ou, em bolhas maiores (para casos de produtos com uma fragilidade menor).

Papel

O papel é uma excelente opção para preencher os pequenos espaços dentro da caixa. Novamente puxando pela questão da reciclagem, você pode empregar também jornais com esta finalidade. A ideia é ser prático, seguro e econômico.

Isopor

Você também pode reduzir a chance de impactos com isopor. O formato vai depender do tipo de produto a ser transportado. No caso quadros e outros produtos planos, o interessante é proteger os cantos, assim, as placas de isopor são a nossa sugestão.

Já quando o item possui um formato que precisa de uma proteção capaz de se “modelar” em seu entorno, a dica é escolher o isopor em flocos.

Almofada de ar

Outra variação para preencher o interior das caixas, são almofadas de ar, que também funcionam bem para prevenir impactos internos.

Fita adesiva ou fita gomada

Claro que não podiam faltar a fita adesiva e a fita gomada na nossa lista. Elas estão entre os elementos essenciais para fechar a embalagem com segurança e impedir a abertura do pacote durante o transporte. Evitar que o volume seja violado é outra de suas aplicações.Confira mais detalhes destes e outros materiais neste vídeo que traz 12 dicas para embalar corretamente a sua mercadoria.

Entre na onda do Unboxing Experience

Agora, se você quer ir além do convencional e ter um diferencial ainda melhor, vale a pena conferir a técnica Unboxing Experience. Basicamente, a expressão significa a experiência de desempacotar e seu crescimento tem motivado muitos vendedores a utilizar a estratégia.

A proposta é encantar o cliente ao fazer do frete uma oportunidade para surpreender o destinatário com uma embalagem diferenciada. E não precisa de muito investimento para criar sua própria experiência. Vale customizar os pacotes com laços e fitas, ou incluir brindes e bilhetes personalizados, por exemplo.

Entre os ganhos, estão maior capacidade de fidelização e um ponto extra para sair à frente da concorrência, principalmente, em datas comemorativas. Solte a criatividade e quebre a imagem sem graça dos envelopes e caixas de papelão ao personalizar suas entregas e surpreender os consumidores!

Atenção aos formatos especiais

Dependendo do tipo de produto que você comercializa, alguns artigos podem ser considerados como de formatos especiais. É o caso dos objetos cilíndricos, em rolo ou que não sejam quadrados ou retangulares. Enquadram-se neste grupo, as peças de vestuário (conforme citamos nas aplicações de papel pardo no empacotamento).

Entretanto, chamamos a atenção para a incidência de encargo extras, como a taxa de R$ 79,00 cobrada pelos Correios, para o envio de pacotes com alguma das características acima. O mesmo vale para volumes que ultrapassam 70 cm em alguma de suas dimensões (altura, largura ou comprimento).

Fuja das cobranças adicionais

Em qualquer uma dessas situações, a estatal cobra o adicional devido à necessidade de manuseio especial por formato ou dimensão. Então, para economizar neste tipo de entrega existem alguns caminhos:

No primeiro (se o envio for via Correios), dê preferência por colocar o produto dentro de uma caixa, mesmo que ele não seja frágil. Assim, você evita a tarifa extra. Ou, cote o frete com outras transportadoras que não exijam o pagamento adicional.

Mas, se a sua demanda for por encomendas grandes (como vários itens comprados no mesmo pedido), vale simular o envio dividindo em duas embalagens menores e comparar com a cotação de frete de uma única caixa. Assim fica mais fácil avaliar o melhor custo-benefício e escolher a opção mais econômica, conforme cada caso.

Se você quiser saber mais, leia também este artigo exclusivo sobre o tema: Como enviar encomendas grandes ou em formatos especiais

Conte com uma solução de frete

Ficou mais claro para você a importância da embalagem certa para ter um frete mais assertivo em seu e-commerce? Esperamos que sim!

E para concluir as dicas de hoje, vamos deixar aqui mais uma: acerte na gestão das entregas com uma solução de fretes como o Melhor Envio. Somos uma plataforma que oferece cotação gratuita de fretes com Correios e múltiplas transportadoras privadas. 

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