Catálogo no WhatsApp já é real: lojista pode subir produtos diretamente no aplicativo.

O que era plano para o futuro se torna a real, a empresa WhatsApp já disponibilizou para alguns usuários a chance de subir produtos diretamente no aplicativo e catalogar suas informações para que clientes possam conhecer mais seu acervo.

A empresa de Mark Zuckerberg, gigante do Facebook, disponibilizou nos últimos dias uma novidade que vai revolucionar o WhatsApp Business, a funcionalidade catálogo.

“Em um ano, milhões de pequenos negócios usam o WhatsApp Business para se comunicar com os seus clientes. Agora, estamos lançando uma nova ferramenta, Catálogo de Produtos. Você conseguirá ver facilmente o que está disponível de cada empresa”, afirmou o fundador do Facebook em um evento de pré-lançamento e explicação sobre a nova função do App.

Através do catálogo de produtos, será possível cadastrar informações como Nome do produto, preço, fotos, descrição e link (que pode ser direcionado à sua loja virtual ou até mesmo para enviar mensagens através do WhatsApp). Revolucionário, não?

Enxergamos essa novidade como mais uma ferramenta para que lojistas possam compartilhar, divulgar e acelerar suas vendas.

O que é Whatsapp Business?

O Whatsapp Business é o Whatsapp Messenger criado para que empresas possam conversar, interagir, vender e enviar mensagens com mais facilidade e profissionalismo aos seus clientes.

O propósito deste aplicativo é ajudar a sua loja virtual a se comunicar com os clientes, enviar notificações dos seus produtos, tirar dúvidas e, auxiliar em seu planejamento e organização.

É possível baixar o aplicativo tanto para smartphones Android, quanto Iphone. Ele é gratuito e pode ser utilizado por qualquer empresa, inclusive, para números fixos.

Recursos que o Whatsapp Business oferece

1 – Perfil comercial

Através desta funcionalidade, você pode inserir seu endereço, e-mail, link para a sua loja virtual e informações sobre a sua marca com um breve descritivo. Uma dica importante é colocar o horário de atendimento, afinal, você não vai querer que o seu cliente te envie mensagens em horários que você não estará disponível e fique esperando pela resposta, certo?

2 – Estatísticas

Com esse relatório, você pode visualizar quantas mensagens sua loja recebeu, quantas delas foram respondidas, entregues, lidas, acompanhar a efetividade da ferramenta e, muito em breve, horários e perfis que estão mais interagindo com o seu status.

3 – Respostas automáticas

Com a configuração de respostas automáticas, você não precisa se preocupar caso precise ficar ausente, assim o seu cliente terá um respaldo até você retornar e ver a questão em específico. Uma dica importante é configurar uma mensagem de boas-vindas, assim ele já se sente assistido e pode iniciar uma conversa mais amigável com você.

4 – Etiquetas

Para você se organizar e planejar melhor o conteúdo para cada cliente, é possível  criar etiquetas para as suas conversas, assim, você pode inclusive, encontrar com mais facilidade este conteúdo depois. Você pode cadastrar etiquetas “pagamento pendente”, “pedido finalizado”, “enviar novidades” e mais.

5 – Lista de transmissão

Assim como o Whatsapp Messenger, você pode criar uma lista de transmissão para enviar novidades e promoções aos seus clientes. A dica é configurar uma resposta automática pedindo permissão para incluir ele em sua lista de transmissão e o alimentar de informações com certa periodicidade, sem o encher de mensagens, mas sempre lembrando que a sua marca está observando, à disposição e cheia de novidades.

6 – Armazenamento de histórico

Caso o número que você utilizará para o Whatsapp Business já tenha sido um contato de Whatsapp Messenger, pessoal, você poderá importar as conversas e não perderá o seu histórico. Isso transparece mais profissionalismo e cuidados com o seu cliente. Dica importante: Faça o backup antes da migração de um app para o outro, do contrário sim, você perderá todas as informações.

7 – Crie um cronograma de conteúdo

Envie regularmente conteúdos para os seus clientes através da lista de transmissão criada, desta forma você conseguirá expor suas novidades e não deixará ele esquecer de sua marca e soluções.

8 – Seja cordial

Os clientes buscam o canal de atendimento para que as dúvidas sejam esclarecidas, apesar da informalidade que o Whatsapp proporciona, a nossa dica é a cordialidade e seguir a persona da sua marca.

9 – Crie um link direto através do app Whatsapp Webstore

Clientes Webstore possuem o aplicativo direto para o Whatsapp de sua loja virtual, assim que o cliente entrar em sua loja virtual, observará o ícone do Whatsapp e poderá te enviar uma mensagem e pedir mais informações sobre os seus produtos. É possível personalizar boas-vindas, interagir com o cliente de forma mais dinâmica e engajar ainda mais com o seu público. Para realizar a compra deste aplicativo em seu painel Webstore, é só acessar clicar aqui.

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