Calendário e-commerce 2019: veja como atrair e fazer campanhas para seus clientes

Ainda há tempo! Os próximos meses serão promissores para as lojas virtuais e, por isso, viemos aqui te lembrar datas importantes para você criar campanhas, atrair e fidelizar clientes para o seu negócio. Confira!

Planeje-se antes, ein?

Antes de começarmos a apresentar as datas, gostaríamos de soltar aquele lembrete importante: PLANEJAMENTO É TUDO!

> O ideal é começar a planejar cada campanha com no mínimo um mês de antecedência;

> Invista em promoções diferenciadas, as datas sazonais (comemorativas) do varejo movimentam o mercado e podem te dar ótimas oportunidades. Para isso, precisará planejar cupons de desconto, estoque, logística, embalagens, atendimento e muito mais.

> Comunique suas promoções em seus canais, invista nas redes sociais e promova suas novidades. Para saber como utilizar o Facebook da melhor forma clique aqui e, para conferir mais dicas sobre redes sociais clique aqui.

Próximas datas comemorativas de 2019

Junho

12 de Junho – Dia dos Namorados

Com a ascensão do universo digital, casais costumam pesquisar seus presentes na internet ou até mesmo dicas do que presentear a pessoa amada. Deste modo, é muito importante você criar conteúdos relevantes para o seu público, que podem ser dicas de presentes ou até mesmo criar campanhas específicas para esses itens.

Dica que vale 1 milhão 🌽: Invista em embalagens, itens de compra por impulso como cartão, brindes da loja ou até mesmo frete grátis. Acredite, isso pode ser um diferencial na hora da compra.

Julho

20 de Julho – Dia do Amigo

Se tem uma data que leva a internet a loucura é o dia do amigo, não é mesmo? Dentre todas elas, a mais aceita e compartilhada está no dia 20 de julho. Data então em que você pode promover sua marca de forma leve, fidelizar a sua base com campanhas de compartilhamento, de sorteio ou cupons de desconto.

Dica que vale 1 milhão 🌽: Você pode fazer um concurso cultural, onde o seu cliente deverá marcar o amigo e dizer o porque ambos merecem ganhar o produto destacado. Além da interação ser instantânea, você promove suas redes para pessoas que ainda não alcançou, isso de forma orgânica!

Agosto

11 de Agosto – Dia dos Pais

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é aquele momento fraternal de poder presentear o nosso herói ou quem o representa. Para o e-commerce, é uma das datas que mais movimenta o mercado e merece uma campanha especial.

Dica que vale 1 milhão 🌽: Invista em kits para todos os estilos de pais, essa é uma daquelas campanhas que precisa ser divulgada bem antes e ser mantida até o dia em que a acontece, inclusive movimenta as lojas um pouco depois, onde é possível realizar trocas ou até comprar itens a mais, em promoção quem sabe.

Setembro

15 de Setembro – Dia do Cliente

Aqui é o seu cliente que merece ser presenteado. Sabe aquele carrinho abandonado? Reviva ele num e-mail marketing, lembrando o consumidor do que ele ainda pode comprar com um descontinho especial e, ao receber em casa a compra, invista em enviar um agrado, um mimo, um agradecimento pela fidelização dele.

Dica que vale 1 milhão 🌽: Lembre-se que até a ação mais simples, se for planejada com foco em entregar a melhor experiência para o cliente, vai dar certo!

Outubro

12 de Outubro – Dia das Crianças

Apesar do cliente final ser a criança, esta campanha precisa ser atingida pelos pais, afinal, eles que tomam a decisão final se comprarão e se o produto é seguro. Para o nicho de brinquedos, jogos e games esta data é muito favorável e promete ser cada vez mais explorada com o avanço da tecnologia.

Dica que vale 1 milhão 🌽: Segmente sua campanha por idade, entregue ao cliente um filtro agradável onde ele possa encontrar o presente ideal para seus filhos.

31 de Outubro – Halloween

O Dia das Bruxas tem um foco maior em experiências como decoração, fantasias, maquiagem, moda, etc.

Dica que vale 1 milhão 🌽: Mesmo que sua loja não tenha os produtos listados acima, use a criatividade e oferte seu produto com bom humor ou até mesmo uma campanha com um conceito “A bruxa está solta e nossa loja está com 10% de desconto em todos os produtos”

Novembro

29 de Novembro – Black Friday

Sem dúvidas a Black Friday é a data que mais movimenta o e-commerce mundial e o Brasil não fica para trás. As taxas deste período podem chegar a 120% e, toda a atenção é pouca para esta campanha.

Invista em planejamento de comunicação, atendimento, estoque e logística. Toda e qualquer informação é crucial para o cliente. Todos os setores podem aproveitar esta data e guinar as vendas.

Segundo dados da Ebit, a Black Friday 2018 vendeu R$2,6 bilhões e apresentou uma alta de 23% em relação à 2017.

Dica que vale 1 milhão 🌽: Comece a planejar a Black Friday com pelo menos três meses de antecedência, tenha em mente que até final de Julho você precisa começar a negociar com fornecedores de matéria prima, fornecedores logísticos, equipe de atendimento, campanha em redes sociais e ambientalize sua loja.

Dezembro

02 de Dezembro – Cyber Monday

Após a Black Friday, a primeira segunda-feira é marcada com descontos que foram estendidos da campanha Black Friday por um tempo maior. Aqui é a hora de queimar estoques e vender mais!

Dica que vale 1 milhão 🌽: Envie para os clientes que não compraram na Black Friday, uma campanha de remarketing, assim ele pode decidir realizar a compra. Faça campanhas diferentes e destaque a vantagem do cliente em continuar aproveitando as promoções.

25 de Dezembro – Natal

Comunicação afiada, novidades na loja, layout do e-commerce atualizado, campanha prontinha, equipe de atendimento a postos e fornecedores de logística equipados! Este é o cenário ideal para uma campanha de Natal perfeita. Afinal, ninguém quer passar o Natal sem receber e dar seus presentes, não é mesmo?

Dica que vale 1 milhão 🌽: Invista novamente em embalagens, cartões, brindes e novidades! Sua loja precisa ser uma nova vitrine. A dica dada no dia dos namorados também é válida, inclusive sempre faça conteúdos relevantes, as pessoas buscam praticidade, presentes maravilhosos e únicos. Venda seu diferencial!

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4 Comentários

  1. Tatiana disse:

    Valeu Webstore, vai me ajudar a me programar aqui!

  2. Juliana disse:

    Conteúdo incrível, como sempre. Obrigada pelas dicas! Já vou planejar meus próximos meses 😉

    • Webstore disse:

      Ficamos felizes com seu comentário, Ju. Desejamos ótimas vendas para vocês. Continue aqui conosco, semanalmente publicamos novas dicas.

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