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As melhores estratégias de marketing para seu e-commerce

As melhores estratégias de marketing para seu e-commerce

Todos nós já sabemos que a era da informação está crescendo sem parar, principalmente como subsídio para as vendas. Hoje em dia é bem mais comum as pessoas comprarem pela internet, por conta da diversidade de produtos e a quantidade de empresas no mercado.

O crescimento do e-commerce no Brasil comprova que os empreendedores precisam se reinventar a todo momento. E é nesta hora que entram as estratégias para captação de clientes, engajamento do consumidor e consequentemente o aumento de suas vendas.

Abaixo listamos algumas das melhores estratégias de marketing para você melhorar ou começar a aplicar em sua loja. Confira!

Presença nas redes sociais

As redes sociais são umas das primeiras ações a se fazer no momento que criar um negócio online. A maioria das empresas utiliza esta ferramenta para divulgar o seu produto ou serviço, realizar campanhas, promoções e até mesmo atendimento ao cliente.

Antes de sair criando contas em todas as redes sociais, é interessante fazer um estudo sobre o seu público. Qual a rede social que ele está mais presente? Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Whatsapp ou outra?

Um ponto a ser levado em consideração é que todos os dias as redes sociais estão perdendo posicionamento orgânico, ou seja, as pessoas estão cada vez menos vendo as postagens, isso significa que você precisa patrocinar anúncios para ter visibilidade. Isso não quer dizer que não compensa trabalhar com as redes sociais, muito pelo contrário, é possível alcançar as pessoas sem investimento, mas exigirá muito trabalho em manter a sua página ativa e desenvolvendo seguidores.

Google Adwords

O Google Adwords é uma das melhores opções para impulsionar o seu negócio. Ele tem o potencial de aumentar os acessos do seu e-commerce em um curto prazo de tempo. Hoje, a maioria das empresas que possuem uma loja virtual já utilizam esta ferramenta pois os resultados surpreendem.

O Google Adwords trabalha de duas formas, a rede de pesquisa e a rede de display.

  • Na rede de pesquisa, seus anúncios aparecem no resultado de busca do Google, você cria seus anúncios através de palavras-chave e elas serão o gatilho para seus anúncios. Ao investir, a quantia é estipulada por você.
  • Na rede de display, seus anúncios são apresentados em muitos sites e blogs associados ao Google, eles aparecem em pontos estratégicos do site, como no topo e locais que o seu cliente mais navega.

Ao anunciar seus produtos no Google Adwords, eles cobram os anúncios de 3 formas: Custo por aquisição, custo por clique e custo por mil.

  • No custo por aquisição, o valor é cobrado quando por conversões, por exemplo quando realiza uma venda.
  • No custo por clique, o valor é cobrado diante do número de cliques que o seu anúncio recebe.
  • No custo por mil, o valor é cobrado a partir de mil impressões de banners e é utilizado apenas no formato “Rede de display”.

Ao anunciar, faça uma pesquisa de mercado e entenda quais as palavras-chave que o seu público busca e analise o quanto você tem disponível para investir em seu negócio.

>> Leia também: Google Ads ou Social Ads, qual o melhor para o seu negócio?

E-mail Marketing

Muita gente não gosta muito do e-mail marketing, mas é uma estratégia ótima e fundamental para o seu negócio. Dependendo do nicho que você trabalha, ele acaba sendo a melhor forma de você converter para vendas, é um canal que não tem uma grande quantidade de restrições comparada às redes sociais, por exemplo.

Para se ter uma ideia, só o Gmail tem cerca de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. 

Sabemos que você recebe uma infinidade de e-mails de empresas, loja e estabelecimentos diariamente. Você ignora grande parte desses e-mails, mas saiba que grandes empresas utilizam o mesmo e convertem muito!

Os objetivos que você pode alcançar com e-mail marketing são, envios de newsletter, relacionamento pós venda, confirmação de compra de loja virtual e também manter o público sempre a parte das suas promoções, novidades, etc…

O primeiro ponto que você precisa para trabalhar nos e-mails marketing é ter uma base de leads (clientes). O ideal é o seu cliente permitir o recebimento de e-mails. Caso não tenha a permissão você tem grande chance do seu e-mail se tornar um Spam e acaba violando a privacidade do usuário também.

É importante optar por métodos legais para captar o e-mail dele, como por exemplo:

  • Pop-ups: são janelas que aparecem ao usuário enquanto ele navega no seu site. Através deste recurso você pode pedir o e-mail dele.
  • Materiais de conteúdo: funcionam como uma troca, você disponibiliza materiais relevantes ao seu cliente e em troca ele passa o e-mail.

Remarketing

O remarketing é um grande aliado para aumentar suas conversões. É a estratégia utilizada para você captar aquele cliente que acessou o seu site, explorou seus produtos e não finalizou a compra. 

Com certeza você já acessou algum site, navegou por ele, acessou alguns produtos e quando você sai dele, a todo momento aparecem anúncios dos produtos que você estava buscando. 

>> Leia mais: Remarketing: O que é e como praticar em minha loja virtual?

Search Engine Optimization (SEO)

Mais conhecido como SEO, significa a otimização de mecanismos de busca. Tem como objetivo melhorar o seu posicionamento nos buscadores organicamente (gratuitos), cujo o principal buscador é o Google.

Diferente dos anúncios patrocinados que tem um resultado a curto prazo, o SEO alcança resultados a médio e longo prazo. Seu site passa por diversas qualificações do Google e estando dentro dos critérios deles, diante das configurações que você realiza o seu site pode ficar melhor posicionado nas primeiras ou nas últimas páginas.

O seu site sendo responsivo (adaptado ao dispositivo do usuário) já agrega bastante, utilizar palavras-chave, URL do seu site amigável, uso de blogs com links internos relacionados, uma boa estrutura com rápido tempo de resposta. Esses são alguns pontos a se levar em consideração para fazer um bom SEO em sua loja.

>> Leia mais: SEO para e-commerce: dicas essenciais para você começar agora!

Invista em marketing!

Neste post frisamos algumas das principais estratégias praticadas pelos maiores e-commerces brasileiros, você utilizando outras formas e obtendo resultado é totalmente válido, o importante é entender do seu negócio e descobrir o melhor caminho a seguir.

Agora que você conheceu 5 estratégias para seu e-commerce, não perca mais tempo!

É importantíssimo na venda de produtos físicos, você escolher uma plataforma que lhe proporcione toda a estrutura para trabalhar com todas as estratégias possíveis. 

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